O que seria de nós sem a Bíblia?

Costumo dizer que se eu fosse da religião judaica, balizaria minha vida de acordo com a Lei Mosaica (Torá), por outro lado, se eu fizesse parte da religião muçulmana, seguiria o Alcorão, da mesma forma, obedeceria a Sidarta (Buda) se fosse budista. Porém eu sou cristão. Justamente por isso devo seguir as ordenanças de Jesus, descritas na Bíblia Sagrada.
Contudo, tenho que admitir que o cristianismo foi sendo contaminado ao longo do tempo, por doutrinas inventadas por homens, que em nada se parecem com os ensinamentos de Cristo e das Sagradas Escrituras. O Evangelho Segundo o Espiritismo é um bom exemplo do que estou falando (“Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (amaldiçoado, excomungado)” - Gálatas 1:9). Mas a Bíblia foi escrita por homens (estou farto dessa pseudo válvula de escape para heresias), alguém pode retrucar. Quando estou mal humorado até chego a responder: Claro que foi por homens, galinhas não sabem escrever. A diferença está na inspiração sob a qual esses homens estavam sujeitos: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. (II Pedro 1:21)
Creio que estaríamos perdidos se não houvesse a Bíblia. Completamente sem direção, vítimas do acaso, totalmente reféns das doutrinas de “espíritos enganadores e demônios” (I Timóteo 4:1) e “levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14).
Não digo isso simplesmente por “achismo” ou algo parecido, digo porque já presenciei muitas pessoas (cristãs) completamente perdidas “porque lhes faltou o conhecimento” (Oséias 4:6).
Lembrei agora do dia em que uma ex-colega de faculdade se auto proclamou “católica e espírita”. Hã? Como assim? O catolicismo (como religião cristã) é totalmente contra as doutrinas cardecistas (reencarnação, psicografia, bater papo com espírito de morto, etc.). Mas enfim, talvez se ela lesse a Bíblia não tivesse feito essa lambança toda. Pessoas assim poderiam freqüentar mais a escola dominical e menos as aulas de catecismo. Talvez aprendessem que Jesus não era praticante de sessões espíritas, pelo contrário, quando Ele chegava, toda casta de espíritos imundos tinha que bater em retirada, e rápido (Lucas 4:36).
Por falar em bater em retirada, quem me mostra, na Bíblia, onde está escrito que Maria (mãe de Jesus) foi elevada aos céus sem pecado e virgem? Doutrina implantada pelo papa Pio IX em 1854. Se realmente ela conseguiu tal façanha, então Deus está usando dois pesos e duas medidas em Sua Palavra. Porque Ele não pode dizer que “não há homem que não peque” (1Reis 8:46) e que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23) se Maria não pecou. Quanto a sua virgindade, em Marcos 6:3 encontramos a relação de irmãos (e irmãs) de Jesus. O único ser humano sem pecado, relatado na Bíblia, foi o próprio Cristo (II Coríntios 5:21).
E em relação a Maria ser a “Mãe de Deus”? Alguém sabe dizer onde foram buscar fundamento pra isso? Na Bíblia é que não foi, e eu provo: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). As Sagradas Escrituras mostram que Deus criou toda a humanidade, como pode Maria ser mãe dele? Cristo teve duas naturezas: a humana e a divina. Maria foi mãe de Jesus homem, carne, que sentia fome, sede e cansaço. Quanto a natureza divina do Mestre, está explicitada nas Sagradas Escrituras, em I João 5:20: “no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
Mas dizer que ela foi mãe de Deus é, no mínimo, restringir o Todo Poderoso e Sua eterna Glória ao tamanho de um útero humano (que depreciação ao o Altíssimo).
Diferente curiosidade a qual alimento, é a de saber quem inventou o purgatório, por que a Bíblia não faz menção nenhuma ao dito-cujo (só sei que foi criado em 593 d.C.). A propósito, lembram do ladrão crucificado ao lado de Cristo? Por que será que a Palavra de Deus não relata a seguinte frase de Jesus: “Depois que tu morreres, tua família vai rezar muitos terços, e só depois disso, tu vais sair do purgatório e vais comigo pro paraíso”. Não relata e nem poderia relatar, simplesmente porque ela não existiu. O que Jesus disse foi “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (isso vale para a reencarnação cardecista também). (Lucas 23:43).
Minhas dúvidas são duradouras, por exemplo: Se a Palavra de Deus nos diz que os mortos “não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6), então por que cargas d’água os espíritas cardecistas insistem em bater papo com defunto? A bíblia dá um pequeno alerta a eles: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (II Coríntios 11:14). Portanto, meus amados espíritas, muito cuidado com quem vocês andam conversando, podem não ser tão “de luz” como vocês pensam.
Se eu fosse expor todos os meus questionamentos, certamente encompridaria de mais o texto. Mediante todas essas coisas, só tenho a dar Glória a Deus pela Sua Palavra. Talvez, se não fosse por ela, eu acreditasse em infalibilidade papal. Comemorasse a páscoa (que é a mesma coisa que um americano comemorar o sete de setembro - independência do Brasil). Talvez estivesse batendo tambor, invocando a cabocla Mariana. Quem sabe até fosse pegar um pouco de cinza na testa, depois de um carnaval inteiro de embriaguês e imoralidade sexual. Um livro psicografado do Chico Xavier também poderia fazer parte de meu acervo literário.
Depois de ter lido, na Bíblia (é bom enfatizar sempre), as palavras do Rei dos Reis dizendo que eu “erro, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mateus 22:29), achei melhor fazer o que Ele diz, pra não correr o risco de ir parar na “fornalha de fogo; onde haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 13:50). Não sei se Satanás tem aquele tridente vermelho, mas se tiver, deve ser afiado e quente. E deve doer.
Aqui me despeço com uma passagem da Bíblia que retrata bem a sua importância para nós: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para responder, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16).

No amor de Cristo,
Alamir.

Um comentário:

  1. Se o Deus bíblico fosse COMPETENTE, ou mesmo OMNISCIENTE ele não precisaria ter realizado diversos Recalls, como a mitológica Expulsão de 1/3 dos Anjos, não precisaria ter substituído a encrenqueira Lilith pela Eva, não teria criado a ABSURDA “Arvore da vida eterna”, não teria realizado a matança do Dilúvio, não precisaria ter criado a sureal Trindade Divina, e não precisaria que um intercessor viesse consertar as lambanças feitas pelo Deus Pai...

    ResponderExcluir