O Perdão

Hoje fiz parte de uma conversa acerca do perdão, falamos sobre rancor e pessoas que aprenderam a perdoar (mais rapidamente) depois que leram os ensinamentos de Cristo.
O Messias fez questão de salientar a importância desse gesto tão nobre e tão difícil. De acordo com Jesus, devemos perdoar as pessoas que pecam contra nós 490 vezes por dia (Mateus 18:22). É realmente um grande exercício da caminhada cristã.
Agora vamos ao ponto onde quero chegar. O meu interlocutor, em uma de suas explanações, disse ter uma irmã muito rancorosa e que não perdoava as pessoas, “Ela morre, mas não volta a falar”, completou.
A partir daí eu comecei a lembrar de alguns fatos que envolveram justamente a tal pessoa implacável sobre a qual eu estava ouvindo. Lembrei que ela é assídua freqüentadora de igreja, que acompanha a maior festa religiosa da região (e se emociona com isso), digere hóstia, reza terço, faz sinal da cruz, acende vela e chama o padre Fábio de “gostoso”.
Agora faço algumas perguntas: De que adianta tudo isso se não perdoar ao próximo? Será que adianta fazer procissão e ficar sem falar com o pai? Freqüentar a igreja e tratar o cônjuge impiedosamente? Usar a mesma boca pra rezar um terço e depois disparar ofensas imundas contra o irmão?
A resposta é NÃO! NÃO ADIANTA NADA.
E não sou eu quem diz isso, é o próprio Jesus Cristo: "Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:15)
Vejamos outro ponto. A Bíblia diz que Deus não só nos perdoa como joga nossos erros no “mar do esquecimento”. Ou seja, Ele próprio passa uma borracha pra sempre. Daí eu pergunto: eu sou melhor que Deus? Se Ele, que é Todo Poderoso, perdoa meus erros, porque eu não perdoarei alguém feito a imagem e semelhança dEle? Quem eu penso que sou?
Deus resiste aos soberbos e altivos, porém dá graça aos humildes. Todos os que tentaram se igualar ou competir com Ele tiveram que amargar tristes derrotas. Herodes aceitou ser exaltado como Deus e teve o corpo comido por vermes. Creio que hoje, os que se exaltam e não perdoam ao seu próximo, estão sendo comidos por vermes que atendem pelos nomes de orgulho, impiedade, egoísmo, soberba, prepotência, etc.
Deixo aqui uma mensagem de Jesus: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;" (Mateus 6:14)

Pense nisso!

No amor de Cristo,
Alamir

Nenhum comentário:

Postar um comentário