O marketing de Guerrilha já existe há 2.000 anos.

O marketing de Guerrilha (maneira impactante e inusitada de fazer comunicação) já existe há 2.000 anos.

Duvida? Então observe alguns pontos que fizeram parte da trajetória desse guerrilheiro de marketing que viveu há mais de 2.000 anos atrás:

Certa feita, num mercado totalmente conservador e inflexível, surge um homem vendendo idéias (assim como, há pouco tempo, Bill Gates vendeu as suas). Ele conhecia exatamente as necessidades do seu público e sabia como supri-las. Foi então que iniciou o processo de divulgação das suas idéias como solução para os problemas dos seus clientes potenciais.
Não fez grandes campanhas publicitárias, tampouco anunciou pela internet. Começou (como um bom guerrilheiro de marketing) aproveitando o recurso que tinha: a voz. Apresentou suas idéias para poucas pessoas, que as compraram de imediato, pois eram realmente muito proveitosas para acabar com os problemas que enfrentavam. Após a compra, ficaram tão satisfeitas com aquilo que o tal guerrilheiro havia entregado que, quase instantaneamente, tornaram-se fiéis à marca e começaram a divulgar para outras pessoas o quanto aquele homem, usando uma técnica simples de comunicação, solucionou os problemas daqueles que compraram suas idéias.
Através de um enorme boca a boca, todos tomavam conhecimento da existência daquele “marketeiro” e das suas idéias revolucionárias.
A estratégia de marketing implementada por ele era totalmente inédita e fugia completamente dos parâmetros adotados pela sociedade da sua época. Quando todos gritavam mais alto, ele calava. Quando todos reagiam a certas ameaças, ele as perdoava. Tal comportamento gerou tamanho buzz entre seu público alvo que ele não conseguia mais andar nas ruas sem ser “imprensado” pela multidão de fãs. Porém, quanto mais ele era assediado pelo povo, mais inusitado era seu comportamento, chegando a querer que as pessoas não contassem para as outras a respeito do que ele fazia. Mas isso era impossível, cada vez mais aquele guerrilheiro de marketing era ovacionado por aqueles que queriam experimentar os benefícios que ele vendia.
Mesmo após sua partida, as idéias disseminadas por esse grande homem de marketing permanecem firmes e, cada vez mais, ganham novos adeptos. O mais importante: ainda funcionam com eficácia na resolução das mazelas daqueles que as compram.
O nome desse grande “marketeiro”? É simples, pequeno, porém poderoso: Jesus.

No Amor de Cristo,
Alamir Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário