Amigos de Jesus


"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 15:14).

Nesta passagem das Sagradas Escrituras, Jesus Cristo está nos revelando o que devemos fazer para ser seus amigos. Claro que todos queremos ter a amizade do Mestre, na verdade, nós já a temos, de graça, sem merecermos. Porém Jesus não está dizendo “Eu serei amigo de vocês se fizerem o que Eu mando”. Ele já é nosso amigo e pronto. Então porque Ele está impondo uma condição, como se não fosse nosso amigo?


Na verdade, Cristo é mais que um simples amigo. É um amigo mais chegado que um irmão. O que acontece muitas vezes é o fato de nós nos tornarmos inimigos dEle. Como? Deus mesmo responde:
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4).

Cristo afirma que seremos amigos dEle com uma condição: A de fazermos aquilo que Ele nos manda fazer.

Partindo desse princípio, muitas pessoas podem pensar que já são amigas de Jesus porque não matam, não roubam, fazem caridade, etc. Tudo isso é importante, porém não é o suficiente, boas obras não garantem salvação, a prova está em Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Então, o que Jesus nos manda fazer, além das boas obras, para que sejamos Seus amigos? Muitas coisas. Dentre elas estão:
· "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15).
· “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” (Mateus 18: 21-22)
· "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17).
· "Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;" (Lucas 6:27).

Muitas outras ordens o Senhor nos dá, para que, as cumprindo, possamos atar os laços de amizade com Ele. No entanto, como podemos saber quais são essas ordens? Aí é que está o erro de muitos. Não examinam a Palavra de Deus para que tomem conhecimento acerca da vontade de Cristo. Balizam comportamentos e atitudes de acordo com o seu próprio “achismo”, levando a vida segundo uma religiosidade oca, fundamentada mais na tradição cultural e menos no Espírito Santo.

Sobre o exame às Sagradas Escrituras, Cristo nos alerta: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29).

Lembre-se: Jesus não é um conto de fadas, Ele está vivo e voltará para buscar os seus. Você pode levar a vida toda sem Cristo, mas será terrível morrer sem Ele.

Pense nisso!

No amor de Cristo,
Alamir Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário