Que homem é este?


“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:23-27)

Os discípulos andavam com Jesus, ouviam suas palavras, porém não O conheciam de verdade, não eram conscientes do seu poder.
Levando em consideração o fato de que aqueles jovens eram pescadores, não seria qualquer tempestade que faria com que eles se desesperassem a ponto de dizer “SENHOR, salva-nos! que perecemos”. Era uma tempestade “tão grande que o barco era coberto pelas ondas”. Olhando pelo contexto natural, a última pessoa a qual eles deveriam recorrer seria Jesus, pois sabiam que o Mestre não era pescador, portando não fora ensinado a lidar com as adversidades do mar. Ao contrário, Jesus era carpinteiro.
Contudo, mesmo sem conhecê-lo inteiramente e sem total entendimento acerca do que aquele homem era capaz de fazer, tomaram uma atitude crucial para que não afundassem: Pediram socorro a Jesus. Esse ato foi fundamental para que Cristo repreendesse todas as intempéries daquela viagem.

“Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Será que saberíamos responder a essa pergunta? Será que sabemos quem é Jesus? Conhecemos o que Ele é capaz de fazer em nossas vidas? Reconhecemos que Ele é O Deus vivo, grande em poder e quer remover todas as intempéries da nossa jornada? Ou será que só conhecemos um Jesus ensangüentado, pendurado num madeiro, com semblante derrotado, digno de misericórdia?
Pra você, que homem é este? É o Senhor (a quem devemos obediência) e Salvador da sua vida? Ou é um enfeite pendurado na parede da sala ou em cima de uma estante? Não faz nada além de acumular poeira. Não se move, não fala, não ouve e, portanto, é incapaz de repreender a menor das adversidades em sua vida, privando você de contemplar a bonança.
Este homem é a Verdade e Ele mesmo nos orienta: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Ao conhecer Jesus, somos libertos da cegueira espiritual, do medo, da mentira, da maldade, do egoísmo, das garras do diabo e, enfim: “se o Filho vos libertar, VERDADEIRAMENTE sereis livre”. Ao conhecer o poder de Jesus, somos libertos de tudo aquilo que nos aprisiona e transformados pela renovação das nossas mentes.
Experimente dizer: “SENHOR, salva-me!” e Ele repreenderá todas as adversidades, por amor a você. Tente dizer: Senhor, reina em minha vida e salva minha casa!” e Cristo removerá todas as estratégias do maligno que se levantarem como ondas gigantes, enviadas para lhe roubar a paz, matar sua esperança e destruir seu lar.
Se hoje você está atormentado pela tempestade do inimigo, faça como os discípulos de Cristo, clame pela ajuda do homem que até os ventos e o mar lhe obedecem. Lembre-se das palavras do apóstolo João: “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo." (I João 3:8). Porém Jesus não pode fazer nada se for limitado a um mero enfeite de decoração.
Que homem é este? Podemos escolher uma das respostas de Pedro, a primeira foi: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). A segunda foi: “Não conheço esse homem” (Mateus 26:74).
Um dia eu quis saber que homem é esse. Me apaixonei completamente por Ele e descobri que Ele já era apaixonado por mim desde o ventre da minha mãe, descobri que Ele me chama pelo nome e me escolheu antes mesmo da formação do mundo... Há! Boa lembrança, Ele criou o mundo e tudo o que nele há, inclusive eu e você.
Cristo tem um plano na sua vida, Ele tem muito amor por você.
Por falar em amor por você, lembra de um dos muitos filmes onde Jesus aparece sendo sacrificado?
Todo aquele sofrimento também foi por amor a você. A cada chicotada que rasgava Sua carne, a cada espinho que entrava em sua cabeça e a cada cravo que rasgava Sua pele e nervos, Ele lembrava de você e sua família sendo libertos das garras do maligno, lembrava dos pecados que seriam perdoados... nessa hora de dor inexprimível Ele lembrava disso e pensava: Vale a pena!

Deve ter sido uma dor insuportável, mas Ele agüentou tudo calado, por você e sua família. Valeu à pena?

Como temos retribuído toda essa demonstração de amor? Sabe como? Vou lhe dizer...
01- Zombando das pessoas que proclamam os ensinamentos dEle.
02- Obrigando as crianças a aprenderem que o homem veio do macaco.
03- "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:25)
04- "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas." (Malaquias 3:8)
05- Colocando nossa fé em objetos feitos por mãos humanas e praticando doutrinas que não exaltam o nome do SENHOR (nem sequer levam o nome dEle)
06- Negando o sacrifício vicário de Cristo, crendo que temos a salvação segundo nossas próprias obras de justiça, caridade e bom comportamento (nos colocando como salvadores de nós mesmos).
07- Negando que Jesus é nosso único intercessor junto ao Pai e elegendo outros para interceder por nós (pelas causas impossíveis, pelos endividados, pelo casamento, etc.).
08- Proferindo palavras de agressão e maldição na vida de nosso irmão, que foi feito à imagem e semelhança de Deus.
09- Crendo que nossos pecados serão transformados em dívidas para pagarmos em outra vida, negando a morte de Cristo para o perdão dos pecados.
10- Permitindo que nossas crianças entendam tudo de televisão e nada da Palavra de Deus.
11- Acreditando que está fazendo o certo indo à igreja um dia na semana (se for) e nos outros dias se comportar como se Cristo nunca tivesse existido.
12- Tendo uma idéia deturpada da família e do matrimônio, achando que é simples: “se não der certo, separa” (razão pela qual muitas famílias estão sendo desmanteladas), e o inimigo conseguindo o que quer.
13- Proclamando a idéia de que o sexo anormal é algo bem natural. “Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (Romanos 1:27).

Deus nos alerta: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6).
O que devemos conhecer? “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
O que é a verdade? “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).

O Homem que até os ventos e o mar lhe obedecem quer que nós O conheçamos, por isso Ele nos diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20).
Seu coração é a porta. Ele é bem-vindo para repreender as ondas e enxugar as lágrimas?

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Crônicas 7:14)

No amor de Cristo,

Alamir Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário