Conheci muitos crentes radicais que não toleram nenhum tipo de imagem, porém não usam de estratégia e sabedoria para falar sobre idolatria com aqueles que conservam o uso desses objetos como sendo sagrados.
Primeiro, vamos analisar um texto das Sagradas Escrituras que fala diretamente sobre imagens.
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êxodo 20:4).
Creio que Deus não se contradisse quando ordenou: “Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.” (Êxodo 25:18). Ou quando disse a Moisés: “Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste...”
Ora, se Deus proibiu a feitura de qualquer imagem que vive nos céus, por que mandou fazer dois anjos de ouro batido? Se Ele proibiu a confecção de qualquer imagem de algo que há em baixo na terra, por que ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze?
A simples existência de uma imagem, não caracteriza o pecado da idolatria. O que torna uma pessoa idólatra são as motivações de seu coração. Se continuarmos lendo em Êxodo 20:5, podemos observar o que caracteriza a verdadeira idolatria: “Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”. Repare que Deus está atento ao nosso comportamento em relação às imagens, às motivações do nosso coração e ao que fazemos perante as mesmas.
“Não te encurvarás” – Isso evidencia um comportamento de submissão, de reverência, de adoração e de respeito demasiado. Deus não quer que nós nos prostremos, nos encurvemos, nos ajoelhemos às imagens.
“Nem as servirás” – Eis os significados da palavra servir, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa (Aurélio): “ajudar, auxiliar, prestar serviços, ser útil, vantajoso, prestadio, convir, ser favorável, favorecer, ter serventia, prestar serviços de qualquer natureza”. Essas atitudes sim fazem uma pessoa praticar a idolatria.
Podemos servir às imagens quando ofertamos nossa fé e nossas súplicas a elas, quando oferecemos louvores, quando disponibilizamos nosso esforço físico em forma de promessas, etc.
De acordo com o dicionário e com a Bíblia Sagrada, auto proclamar-se um “devoto” é o mesmo que dizer que é idólatra. Vejamos por que:
Segundo o dicionário, devoto é aquele que tem devoção, e os significados de devoção são: “Ato de dedicar-se ou consagrar-se a alguém ou entidade, culto.” . Constatamos que devoção é dedicação e culto, agora observemos o que diz a Bíblia Sagrada acerca de culto: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12:1). Como podemos perceber, devemos apresentar nosso corpo em sacrifício a Deus para cultuá-lo, somente a Ele. Tudo está ligado às motivações do nosso coração.
Vejamos outro aspecto, transcrevendo apenas o que Deus nos diz através de sua Palavra, assim como os significados de alguns termos, segundo o dicionário da língua portuguesa.
Bíblia Sagrada - “Portanto, meus amados, fujam da idolatria.” (I Coríntios 10:14)
Dicionário – Idolatria: “Culto prestado a ídolos.”
Dicionário – Culto: “Adoração, veneração, reverência, preito.”
Dicionário – Ídolo: “Estátua ou simples objeto cultuado; Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivo”.
Bíblia Sagrada - "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15).
Dicionário – Idólatra: “Pessoa que adora ídolos”.
Dicionário – Adorar: “cultuar, reverenciar, venerar”.
Dicionário – Ídolo: “Estátua ou simples objeto cultuado; Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivo”.
Observamos que, segundo as Sagradas Escrituras e de acordo com o dicionário da língua portuguesa, quando Deus diz “Portanto, meus amados, fujam da idolatria.” (I Coríntios 10:14), Ele está nos alertando para que fujamos da veneração de estátuas.
Da mesma forma, quando Deus nos revela que "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15), porventura não está dizendo o mesmo que ficarão de fora (...) os que veneram estátuas, e qualquer que ama e comete a mentira?
Imagine a seguinte cena: São Pedro olhando do céu e vendo pessoas prostradas, ajoelhadas diante de uma imagem feita para representá-lo. A reação de Pedro, se pudéssemos vê-la, seria igual a que ele teve quando Cornélio se ajoelhou diante dele: “E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem” (Atos 10:25-26). Se Pedro não aceitou prostração porque era apenas um homem, portanto, não era digno de receber tal reverência, imagine o que ele diria vendo alguém prostrado ante uma estátua.
Outra forma de idolatria - Certa feita, minha esposa me contou ter conhecido uma jovem que andava com uma cabeça de alho no bolso para “espantar os espíritos imundos” que a atormentavam.
Quando tiramos uma virtude inerente a Deus e a depositamos em outras coisas, estamos praticando a idolatria. Observe o que disse o próprio Cristo: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios" (Marcos 16:17), e ainda falou: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10:19). Jesus não disse para usarmos alho, sal grosso, figa, pé de coelho, ferradura ou trevo de quatro folhas. Apenas disse que se invocarmos o Nome dEle, teríamos autoridade sobre as forças das trevas. No caso da jovem que minha esposa conheceu, todo o poder do Nome de Jesus foi limitado a uma fétida cabeça de alho.
Mais idolatria – A Palavra de Deus é bem explícita: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (I Timóteo 2:5).
Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens. Quando tiramos dEle essa prerrogativa e damos a homens mortos, os quais acreditamos que podem interceder por nós em favor de causas impossíveis, endividados ou casamento, estamos transferindo toda majestade de Cristo, que está assentado à destra do Pai, para um mísero pedaço de papel dentro da carteira ou um frágil ornamento que, ao cair no chão, se despedaça inteiro. Isso também é idolatria.
Repare que tudo está ligado às nossas intenções e motivações dos nossos corações, não apenas aos símbolos pura e simplesmente. Se você acredita que o sal grosso espanta demônio, está cometendo idolatria. Se você acredita que sal grosso é ótimo para temperar um churrasco, eu concordo com você e dou Glória a Deus pelo sal grosso e pelo churrasco.
S
eguindo o mesmo raciocínio, será que é coerente crer na necessidade de andar descalço, no sol quente, sendo espremido por milhares de pessoas para poder alcançar uma bênção? Saiba que Jesus, que já sofreu tudo isso em nosso lugar, ensina um jeito muito mais fácil e menos penoso: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14:13). "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis." (Mateus 21:22).
Portanto, a verdadeira idolatria está na motivação existente nos corações das pessoas, que as levam a práticas desagradáveis aos olhos de Deus. Podemos idolatrar uma cadeira, por exemplo, se acreditarmos que ela é milagrosa. Veja, não é pelo fato de ter uma cadeira que, nesse caso, nos tornamos idólatras, mas sim pela motivação em achar que ela faz milagres.
A Palavra de Deus nos adverte: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:25).
Toda honra, toda glória e todo louvor pertencem ao Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, pelos séculos dos séculos, Amém!
"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR examina os corações." (Provérbios 21:2)
No Amor de Cristo,
Alamir Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário